História de Sucesso – Buscapé

Início » Blog » Histórias de Sucesso » História de Sucesso – Buscapé

“As soluções da Simplex Analytics foram essenciais para escalar a nossa estratégia de SEO com velocidade e qualidade. Além de podermos contar com confiança em uma equipe preparada e que contribuiu para o negócio.”

Sarah Machado – Gerente de SEO @ Buscapé Company


O Buscapé conseguiu melhorar o seu SEO e apresenta crescimento de visitas em seu site semanalmente

O Buscapé é uma das maiores empresas de busca de preços da América Latina com uma enorme variedade de produtos cadastrados, mas mesmo sendo uma gigante do mercado, a empresa apresentava o desafio de aumentar cada vez mais as visitas orgânicas no seu site. Em outras palavras, eles precisavam melhorar ainda mais o SEO, que significa “Search Engine Optimization”, ou seja, otimização para mecanismos de busca, que nada mais é do que potencializar o posicionamento no qual seu site é exibido a partir de resultados orgânicos (não pagos) nos buscadores.

Apesar de vários esforços, devido à grande concorrência, o Buscapé enfrentava problemas para conseguir melhorar ainda mais o seu resultado de SEO. Isso pode ser explicado devido aos avanços de competitividade do cenário mercadológico e as diversas mudanças nos algoritmos dos buscadores, neste cenário os resultados obtidos pelo Buscapé não estavam satisfatórios para a empresa. A tendência de SEO não estava crescendo, isso significa que conforme o tempo passava o site estava com dificuldades de se manter na liderança.

Para melhorar ainda mais esse cenário de SEO, o Buscapé, em conjunto com a Simplex Analytics, desenvolveu uma estratégia, dividida em 2 etapas. A primeira consistia em alinhar as práticas da empresa com as recomendações e boas práticas dos principais buscadores. Tendo essa primeira etapa realizada e o cenário de mais de 20 milhões de SKUs do Buscapé, foi implementado a plataforma SimpleDX, que possibilitou a criação automática de landing pages capazes de tornar o site o mais eficiente possível e com a melhor experiência do consumidor.

A evolução do projeto do Buscapé foi impressionante e resultados incríveis foram obtidos. Segundo o SEMrush, uma empresa de serviços de análise de visibilidade e marketing on-line com resultados públicos, o número de visitas mensais em junho de 2018, quando iniciamos o projeto com o SimpleDX, era de um pouco mais de 16 milhões, em abril de 2019, esse número subiu para mais de 21 milhões. Nesse quase 1 ano, o SimpleDX criou mais de 187 mil landing pages, de acordo com o Google.

Em dois anos, a Simplex Analytics foi capaz de ajudar o Buscapé a criar landing pages em conformidade com as melhores práticas dos buscadores. Isso auxiliou a direcionar melhor os investimentos em mídia, melhorar a experiência do cliente no site, melhorar a conversão por visita e a aumentar o tráfego com leads qualificados, tudo isso com o mesmo tamanho de equipe, aumentando as vendas e reduzindo os custos.


O Buscapé é um dos maiores cases de sucesso do Brasil. A empresa surgiu em 1998 quando quatro amigos perceberam que caso você quisesse comprar algo pela internet, era necessário passar horas em frente ao computador, abrindo diferentes páginas de diferentes lojas e até visitar lojas físicas. Não existia um lugar que exibisse preços de um mesmo produto praticados por diversas lojas.

Hoje com 20 anos de atuação, o Buscapé se mantém entre os líderes em seu segmento, oferecendo uma série de serviços aos seus mais de 15 milhões de usuários mensais altamente engajados, como histórico de preços, lista de produtos favoritos, alerta de queda de preços e compras protegidas em até R$ 5 mil.